Representantes da Loja Maçônica Fidelidade e União, de Capelinha, puderam conhecer as novas tecnologias e projetos voltados para as comunidades do Vale do Jequitinhonha realizados pela Aperam BioEnergia. Em visita realizada no último dia 4 de abril, o grupo percorreu as unidades da empresa localizadas em Capelinha e Turmalina.
O roteiro de visitas começou com uma apresentação sobre o Aço Verde, produto final da Aperam South America, que utiliza como matéria-prima o carvão vegetal produzido pela BioEnergia. “Todo o processo de produção da Aperam é sustentável e começa aqui no Vale do Jequitinhonha. Renovamos as florestas de eucalipto, reaproveitamos a água das chuvas e, agora, contamos com um novo forno e queimador de gases que reduz a emissão de fumaça”, enumerou algumas das iniciativas da Empresa o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.
Da produção de mudas passando pelas fases de plantio, no talhão da estrada Cisqueiro, pela colheita da madeira, na região do Tele Pinga, nas áreas degradadas em recuperação, até chegar à carbonização da madeira na UPE Palmeiras, em Turmalina, cada etapa foi detalhada pelos especialistas da Aperam BioEnergia durante o roteiro de visitas.
DESENVOLVIMENTO
A grande novidade desta visita foi o novo forno FAP 2000, o maior forno do mundo para a produção do carvão, e o queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera, inaugurados no final do mês de março, em Turmalina. Os dois novos equipamentos colocam a empresa e a região do Jequitinhonha em uma posição de destaque por utilizar tecnologias inovadoras, sofisticadas e sustentáveis.
Segundo o venerável da Loja Maçônica Fidelidade e União, Fabrício Costa, a visita apenas confirmou sua opinião sobre a Aperam BioEnergia. Para ele, a empresa investe em três frentes fundamentais para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha: mão de obra qualificada, pesquisas e tecnologia e ganho de produtividade. “Em toda a cadeia de valor da Aperam BioEnergia há uma preocupação com o desenvolvimento de tecnologias que reduzem o custo de produção e otimizem o processo. Inovação e sustentabilidade são prioridades para a empresa, assim como a capacitação de jovens aprendizes e ações e projetos sociais que beneficiam as comunidades do seu entorno. Isso é fantástico!”, declarou o venerável. “Queremos nos unir à Aperam BioEnergia para realizar novos projetos que possam proporcionar um futuro melhor para os nossos jovens e para a sociedade”, concluiu.
NOVAS TECNOLOGIAS
O FAP 2000 tem capacidade de processar 2.000 metros cúbicos de madeira, uma capacidade três vezes maior que a tecnologia do RAC 700, até então o maior do segmento. Com isso, a Aperam BioEnergia supera a própria marca de possuir o maior forno do mundo para a produção do carvão vegetal. O resultado da produção mensal tem estimativa de atingir 410 toneladas. A empresa trabalha com a meta de substituir 121 dos 282 fornos pelo FAP 2000 até 2021.
FONTE: COMUNICAÇÃO DA APERAM BIOENERGIA