SIGA A PÁGINA DO JORNAL ACONTECE NO FACEBOOK E CONCORRA A UM SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY J5 >>>>>>>CLIQUE AQUI
Transformar Turmalina em uma cidade leitora. Com essa proposta, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal Mestra Augusta (AABC) desenvolve projetos que ampliam o acesso aos livros e à atividades culturais, despertam o interesse pela arte, incentivam o hábito de leitura e levam novos leitores para a biblioteca. Realizados entre 2016 e 2018, os projetos contam com recursos do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita e tem apoio da Aperam BioEnergia.
A iniciativa já contemplou mais de 100 estudantes de escolas públicas da cidade, com idade entre 8 e 14 anos. O primeiro projeto, “Leiturarteducação na Praça”, foi realizado entre fevereiro e novembro de 2016. Durante nove meses, foram promovidas oficinas na biblioteca com atividades de leitura, interpretação e redação de textos, sempre valorizando a cultura local, por meio de literatura, danças, brincadeiras e remédios caseiros.
Saraus literários, contação e audição de histórias, debate para estimular a consciência ambiental, criação de peças teatrais, concurso de teatro e de literatura cordel também fizeram parte das atividades. A produção dos textos dos participantes foi registrada em cadernos artesanais, que foram apresentados em uma exposição na biblioteca ao fim do projeto.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Com previsão para encerrar no próximo mês, o projeto “Leitura, Arte e Educação Ambiental” foi o segundo da AABC a receber recursos no edital da Fundação Aperam Acesita. As atividades iniciaram em novembro de 2017. Nesta edição, a faixa etária do público atendido foi ampliada para contemplar os adultos interessados. Assim como na primeira edição, as atividades de leitura comentada, produção textual e teatral tiveram continuidade no segundo projeto.
O ponto alto do segundo projeto foi a publicação do livro “Pedaços de mim”, que reúne textos produzidos por 19 jovens participantes da primeira edição do projeto. Os textos foram produzidos a partir de atividades inspiradas no poema “Trouxeste a chave?”, de Carlos Drummond de Andrade.
O lançamento da obra foi no dia 12 de maio, no auditório Prefeito Odair Bonifácio Maciel, em Turmalina. O projeto de 2017/2018 também visa coletar textos de leitores e escritores da região para publicação do livro infantil “Histórias da nossa terra”. O objetivo é popularizar e valorizar as as produções textuais locais. E com o foco na consciência ambiental, as atividades objetivam d espertar a sensibilidade e responsabilidade dos problemas ambientais da região e estimular uma vivência cooperativa e harmoniosa por meio do teatro. O resultado dessa atividade é a peça teatral “Mitos protetores das águas e da floresta”, que será apresentada no dia 14 de julho.
ORIGEM
A coordenadora dos projetos da Associação de Amigos da Biblioteca, Maria Neick da Piedade Lopes, revela que a iniciativa surgiu a partir do resultado do diagnóstico do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Turmalina, de 2015. A pesquisa apontou a carência de políticas públicas voltadas aos adolescentes com a faixa etária de 12 a 17 anos, em vários setores da cidade. “Com o trabalho desenvolvido desde 2016, vimos florescer a atividade teatral nas escolas. Utilizamos de atividades de leitura, escrita, teatro e a retomada das danças e brincadeiras folclóricas”, comemora dona Neick.
“Acreditamos que investindo na formação de lideranças juvenis dentro das escolas públicas, criando oportunidades para que esses jovens descubram suas habilidades e o potencial de transformação da sua escola e da sua comunidade, eles vão mudar o futuro da região” | NEICK DA PIEDADE LOPES, COORDENADORA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MESTRA AUGUSTA (AABC)
INVESTIMENTO
Com os recursos do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, a AABC adquiriu materiais para realizar as oficinas e atividades, como uma caixa de som portátil amplificada, figurinos para teatro, lanches, material para divulgação, material pedagógico, impressão de fotos/slides. Um profissional para ministrar as oficinas de teatro também foi contratado com os recursos do projeto, além da publicação do livro “Pedaços de mim”.
Outros sete projetos do Vale do Jequitinhonha foram custeados pelo Edital de Projetos 2017/2018 da Fundação Aperam Acesita. No total, 14 projetos foram selecionados, incluindo entidades do Vale do Aço.
Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, foram selecionados projetos com o objetivo de proporcionar a melhoria das condições de vida das pessoas beneficiadas pelas entidades das comunidades do entorno da Aperam BioEnergia e da Aperam South America.
“Consideramos como critérios a análise do contexto no qual o projeto se insere, capacidade da organização em realizar o projeto com sucesso, a consistência da proposta e adequação orçamentária, além das linhas de atuação Educação, Meio Ambiente, Geração de Trabalho e Renda e Cidadania. Estamos orgulhosos dos resultados apresentados até agora” | VENILSON VITORINO, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO APERAM ACESITA
SIGA A PÁGINA DO JORNAL ACONTECE NO FACEBOOK E CONCORRA A UM SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY J5 >>>>>>>CLIQUE AQUI
CRÉDITO DAS FOTOS: APERAM COMUNICAÇÃO
FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA