As iniciativas de prevenção aos incêndios florestais realizadas pela Aperam BioEnergia ganham reforço com o engajamento das comunidades. Além de conscientizar a população sobre formas de preservar as florestas e evitar incêndios, a Empresa viabilizou um curso de Brigadista de Emergência, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), para os residentes da Associação Amar e Renascer – Fazenda Aamar, de Itamarandiba.
De 23 a 27 de outubro, 11 residentes da instituição de acolhimento aprenderam técnicas de prevenção e combate ao fogo, além de primeiros socorros. Com uma carga horária de 40 horas, o curso também visa prevenir e reduzir os riscos de incêndios nas comunidades, explicando aos participantes as causas e os danos do fogo, esclarecendo também a diferença entre incêndio e queima controlada.
Segundo o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, o curso de Brigadista de Emergência complementa as ações realizadas pela Empresa. “A formação de brigadistas de emergência é uma das boas práticas que possuímos em nossa Empresa e conseguimos, juntamente com o Senar, levar a princípio para a Fazenda Aamar. Assim, podemos contar com mais pessoas capacitadas para ajudar a conter as causas de incêndios e proteger vidas”, explica Raimundo.
Avicultura e Horta Caseira
A criação de galinhas caipiras também foi atividade ministrada na unidade de Capelinha da Fazenda Aamar. O curso de Avicultura foi ministrado no período de 29 a 31 de outubro, para 12 residentes em tratamento na instituição de acolhimento. As técnicas ensinadas pelo Senar incluem práticas adequadas de manejo para criação de frangos, cuidados com meio ambiente e controle sanitário, coleta e seleção de ovos, dicas de higiene pessoal, além dos métodos de planejamento e gestão.
Na Comunidade do Grilo, também em Capelinha, 12 moradores participaram do curso Horta Caseira ministrado entre os dias 25 e 27 de outubro. Em uma carga horária de 24 horas, os participantes aprenderam todas as etapas para o cultivo de horta de verduras, legumes, raízes e frutos em casa, além de técnicas e informações sobre produção de mudas e substratos, planejamento da horta, calendário de plantio e rotação de cultura e propagação vegetativa.
FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA