O Participa – um movimento suprapartidário criado em Capelinha no início deste ano – divulgou um manifesto no qual convida a população da cidade a aderir ao ato em defesa da educação que está programado para acontecer no próximo dia 30 em todo o país. Em Capelinha, segundo os organizadores, o ato será às 17h, com concentração na Praça do Povo.
Para divulgar o evento, o movimento criou uma página de eventos no Facebook, que pode ser acessada por esse link:
Leia na íntegra o manifesto assinado pelo Participa:
“Há anos, Capelinha luta para se tornar sede de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
Em 2011 e 2012, milhares de capelinhenses lotaram as ruas de Capelinha, no movimento “A UFVJM é Nossa”, para sensibilizar o poder público federal sobre a necessidade de dotar nosso município e nossa região de educação superior de qualidade.
No atual momento, a luta de Capelinha por um campus universitário sofre uma derrota. O governo federal promoveu cortes de bilhões de reais em educação superior pública, o que dificulta ainda mais nosso desejo de receber a UFVJM e o IFMG.
Não podemos nos calar frente este absurdo!
Capelinha também vai se unir aos atos do dia 30 de maio, levando às ruas estudantes e professores comprometidos com a luta pela educação.
O Participa, sindicatos locais e outras entidades da sociedade civil estarão na Praça do Povo para dialogar com a população. Venha somar forças com a gente!”
