Pelo 2º ano consecutivo, Aperam BioEnergia recebe o Selo Semad Recomenda

A Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes no Vale do Jequitinhonha, foi indicada ao Selo Semad Recomenda pelo 2º ano consecutivo, com os programas “Manejo Integrado de Pragas” e “Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita”, ambos na categoria Instituição Privada. A cerimônia de entrega do Selo aconteceu na quarta-feira, 24 de novembro, dentro da programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no Expominas, em Belo Horizonte, numa iniciativa da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais).

Criado em 2020, o selo Semad Recomenda reconhece e divulga programas e projetos voltados à preservação e manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado no Estado de Minas Gerais.

A certificação é concedida a iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, melhorias no saneamento, adoção de fontes de energia sustentável, ações de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico, entre outros objetivos definidos no Edital e na Resolução Conjunta do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

A análise, apreciação, vistoria e julgamento dos projetos inscritos é feita de forma técnica e isenta por uma comissão permanente formada por representantes da Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o apoio de áreas técnicas dos órgãos ambientais estaduais definidas de acordo com o tema de cada projeto. 

Empregadas da Aperam BioEnergia recebem a certificação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

É o segundo ano consecutivo em que a Aperam BioEnergia recebe o Selo Semad Recomenda. Em 2020, a Empresa foi contemplada com o projeto “Dê alças à reciclagem”, que desde 2017 promove a reciclagem de materiais para criação de sacolas retornáveis e garrafas pet destinadas à produção de vassouras, envolvendo grupos de mulheres de comunidades rurais de Itamarandiba e Capelinha, no Vale do Jequitinhonha.

Desta vez, em 2021, a honraria foi concedida aos programas “Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, que consiste no desenvolvimento de soluções ecológicas para o controle biológico de pragas florestais, e “Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita”, que incentiva e viabiliza projetos e iniciativas de organizações sem fins lucrativos.

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Através deste Programa, a Aperam BioEnergia faz o controle de pragas nas florestas renováveis de eucalipto cultivadas no Vale do Jequitinhonha, por meio de uma tecnologia de produção de inimigos naturais pioneira no Brasil. O manejo de pragas é feito de forma preventiva e com metodologia inovadora, que prevê equipes em campo diariamente para o levantamento das pragas existentes e a identificação das áreas críticas, liberação de inimigos naturais com drone, armadilhas distribuídas em pontos estratégicos, entre outras ferramentas.

Para Daniel Coelho, gerente executivo da área Técnica Florestal, a certificação pelo selo Semad Recomenda é um reconhecimento importante da atuação sustentável da Empresa, que ocupa a vanguarda do setor florestal.

“Temos muito orgulho em sermos contemplados pelo segundo ano consecutivo pelo Selo Semad Recomenda por nossa atuação ambiental. Com isso, sabemos que estamos no caminho certo em relação ao nosso propósito, que é de viabilizar a produção do Aço Verde Aperam a partir de práticas responsáveis que protegem o meio ambiente e a biodiversidade local, além de buscarmos sempre o apoio das comunidades”. 

Edital de Projetos

O Edital de Projetos, realizado por meio da Fundação Aperam Acesita, incentiva e viabiliza projetos e iniciativas de organizações sem fins lucrativos que promovem melhorias das condições de vida nas comunidades localizadas nas áreas de influência, abrangência e atuação da Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, e de sua controladora, a Aperam South America, no Vale do Aço.

Desde 2012, o Edital já beneficiou mais de treze mil pessoas e contabiliza mais de cem projetos aprovados e desenvolvidos com sucesso nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Geração de Trabalho e Renda, Cidadania e Direitos Humanos. 

Dentre esses projetos, dez foram iniciativas ambientais realizadas no Vale do Jequitinhonha, junto às comunidades de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, localizadas na região de atuação da Aperam BioEnergia.

Uma delas é o projeto “Abastecimento Comunitário”, que viabilizou a instalação de novas tubulações para melhorar o sistema de abastecimento de água para moradores das comunidades rurais de Santa Joana e Barra do Setúbal, em Itamarandiba, e das comunidades quilombolas Bem Posta e Quilombo, em Minas Novas, atendendo mais de 300 pessoas.

Outra iniciativa foi a construção de fossas sépticas ecológicas, na Barra do Setúbal, em Itamarandiba, atendendo 55 pessoas. Já projetos de conservação de solo e recursos hídricos, cercamento e proteção de nascentes e construção de caixas de contenção/barraginhas foram desenvolvidos nas comunidades do Cisqueiro, Grilo e Santo Antônio do Fanado, em Capelinha, e Santana, em Carbonita. 

“Por meio do Edital de Projetos, nós percebemos um aumento do protagonismo e autonomia das comunidades em implementar soluções efetivas para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, fortalecemos as associações e os grupos comunitários participantes com a melhoria do cooperativismo, solidariedade e principalmente, o desenvolvimento comunitário local. Para nós, o Selo Semad Recomenda é a confirmação que seguimos no caminho certo”, enfatiza o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.